• Facebook  
  • Facebook Formação
  • LinkedIn
  • YouTube

V. N. GAIA - Solar Condes de Resende


Horário:
Segunda a Domingo - 9:00 – 19:00

Transportes públicos:
Autocarro - União de Transportes dos Carvalhos

solarcondesresende@cm-gaia.pt

http://www.cm-gaia.pt/

Tv. dos Condes de Resende, 110
Vila Nova de Gaia

Tel.: 22 753 1385

Antiga propriedade senhorial, o solar encontra-se referido documentalmente pela primeira vez na "Carta de Negrelos" (1042), pelo que se presume a sua edificação seja do final do século X ou do início do século XI.

Foi conhecida como Quinta da Costa, uma vez que pertenceu a Tomé da Costa, um fidalgo de Vila Nova de Gaia que serviu o reino durante o período da Dinastia Filipina. Da família dos Costa transitou para a dos viscondes de Beire e, finalmente, para a dos condes de Resende, por casamento do 4° conde de Resende, D. António Benedito de Castro, em 1843.

O solar foi frequentado pela família Castro na época balnear, quando buscavam a praia da Granja para passeios e festividades, uma vez que a residência fixa da família durante o ano era outro solar, à Praça da República no Porto. Tiveram entretanto que se mudar definitivamente para o solar em Vila Nova de Gaia, quando foram expropriados pela abertura da rua Álvares Cabral, em 1895.

A solar foi adquirido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia em 1982, a partir de quando sofreu intervenção de restauro, sendo requalificado como Casa Municipal de Cultura. Desse modo, passou a albergar uma biblioteca, um núcleo museológico de arqueologia, uma coleção de obras de Marciano Azuaga, um jardim de camélias com a estátua de Eça de Queirós e salas de exposição. Sedia, deste modo, diversos eventos culturais e educacionais como exposições temporárias (artes, aulas de pintura, inglês, colóquios, danças de salão, e outras).

In "Wikipédia"



Produtos
Serviços Solar Condes de Resende
• Centro de documentação: biblioteca com acesso grátis.
• Arquivo Condes de Resende: documentação desde o século XIII até ao séc XX; consulta e estudo por marcação prévia.
• Colecção Marciano Azuaga: colecção oitocentista; estudo de peças por marcação prévia.
• Reservas de Arqueologia: espólio arqueológico resultante de intervenções no município de Gaia; acesso de acordo com a Lei.
• História de Gaia e do Grande Porto: apoio permanente por telefone, fax, e-mail ou pessoalmente.
• Gaiaomnia: "Gaiense do Mês"; "Jóia do Mês"; "Monumento do Mês"; "Tradição do Mês"; "Efeméride Gaiense"; "Instituições Gaienses".
• Auditório e jardins: aluguer para eventos; possibilidade de realização de banquetes e espectáculos.
• Bar: cafetaria e refeições ligeiras.
• Loja: venda de edições e produtos Confraria Queirosiana.


Informação geral - Áreas de intervenção:

História
Investigação, estudo e divulgação da História Local e Regional; diáspora gaiense; personalidades e instituições; evolução do povoamento do território; História dos Condes de Resende e Roteiro Queirosiano de Gaia; História do Vinho do Porto; área de exposições na ala nobre do Solar.

Arqueologia
Escavações arqueológicas e estudo do respectivo espólio; estudo do espólio arqueológico da Colecção Marciano Azuaga; Núcleo museológico de Arqueologia.

Antropologia
Investigação de campo e documental; recolha de peças; projecto do Núcleo Museológico Rural na área de residência dos antigos caseiros; estudo e tratamento do núcleo etnográfico da Colecção Marciano Azuaga; Etnologia e folclore gaienses.

Património Cultural
Estudo, preservação, exposição e investigação; divulgação dos edifícios classificados do município e seus monumentos, conjuntos e sítios.

Colecção Marciano Azuaga
Divulgação dos diversos núcleos desta Colecção doada à Câmara em 1904.

Literatura
Divulgação de escritores gaienses e do espólio de J. Rentes de Carvalho.

Confraria Queirosiana
Instituição independente denominada Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana. Dedica-se ao estudo e divulgação da vida e obra de Eça de Queiroz e pretende reunir os queirosianos de todo o mundo. Publica uma revista anual intitulada Revista de Portugal.

Cursos em Destaque

Algumas ONG que pode ajudar

Make a Wish REFOOD Helpo Associação Luchapa