• Facebook  
  • Facebook Formação
  • LinkedIn
  • YouTube

SINES - Igreja e Tesouro de N.ª Sr.ª das Salas


Horários:

Aberto aos fins de semana (exceto Natal, Páscoa e 1.º de Janeiro) no horário 10h00-12h30 e 14h00-17h00 (no verão, o horário da tarde é 14h30-18h00).

Entrada: 1,5 euros

Devido a um suposto milagre na viagem de barco que a trouxe a Portugal (onde vinha ser dama de honor da futura rainha D. Isabel), a princesa grega Betaça (ou Vetaça) Lescaris mandou construir, no final do século XIII / início do século XIV, a Igreja de Nossa Senhora das Salas.

A igreja é uma construção modesta, de uma só nave.

Posteriormente, dado o sucesso da viagem à Índia, Vasco da Gama decidiu reedificar o edifício de raiz, dando-lhe uma escala mais grandiosa.

Neste Igreja há ainda um tesouro da sexta unidade da Rede Museológica da Diocese de Beja que foi inaugurado no dia 9 de agosto de 2006.

Este tesouro dá a conhecer ao público, pela primeira vez, as dezenas e dezenas de joias e alfaias que foram oferecidas ao longo dos séculos à imagem da Virgem, incluindo também outras peças provenientes de outros monumentos religiosos do concelho de Sines, alguns dos quais já desaparecidos, como o convento de Santo António e a ermida de Santa Catarina.

Cursos em Destaque

Algumas ONG que pode ajudar

Make a Wish REFOOD Helpo Associação Luchapa